domingo, 17 de outubro de 2010

Inácio Araújo se rende às séries




Mas é necessário observar que a instância de consagração continua nas mãos do cinema/diretor...




In: Folha de São Paulo, 17/10/2010
CRÍTICA DRAMA

"Boardwalk Empire" demonstra que vanguarda migrou do cinema para TV
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Admitamos de uma vez: a vanguarda do cinema americano hoje está nas séries para TV. Só faltava, para comprovar, que um diretor de primeiríssima linha, um autor da envergadura de Martin Scorsese, viesse a dar confirmação do fenômeno.
Com "Boardwalk Empire", que estreia hoje na HBO, está feito: Scorsese não só assumiu a direção do episódio piloto como figura como um dos produtores executivos da série criada por Terence Winter sobre o submundo de Atlantic City durante a chamada "era da proibição", a partir de 1920.
Submundo é modo de dizer, já que o personagem central da série é Nucky Thompson (Steve Buscemi), que desde a primeira sequência assume a dupla identidade de gângster e político e mostra-se disposto a agir com desenvoltura em ambas.
Ao episódio não faltam acontecimentos: da festa que marca o início da Lei Seca à primeira carga clandestina, ao primeiro roubo de carga, ao surgimento de uma nova geração de gângsters (Al Capone, discreto, entre eles).

MÃO DO DIRETOR
Todo o tempo sente-se o estilo de Scorsese e esse tipo de marca forte talvez seja inédito nas séries.
Não é apenas a câmera em movimento constante nem os planos curtos: esses são aspectos exteriores que servem para melhor criar um ambiente e uma dinâmica de observação desse mundo em que corrupção e santidade misturam-se (logo no início, Thompson faz um discurso contra o álcool para um grupo de senhoras; em seguida, vai para uma festança onde se celebra a bebida).
O realismo, outra marca de Scorsese, também se faz presente. Desde os cuidados para restituir a época à descrição dos gângsteres (entre os quais, novatos e antigos, impera a mixaria), é no universo scorsesiano que nos encontramos. Como as coisas seguirão nos capítulos seguintes, é a conferir, já que a tradição das boas séries é a de engrossar o caldo à medida que os episódios se sucedem. Por ora, é certo que o tom está dado e terá de ser seguido.
Prova de que na TV a audácia, hoje, é maior que no cinema. Falando nisso: a abertura, baseada nos quadros do pintor belga René Magritte, é notável.

NA TV

Boardwalk Empire
Dois primeiros episódios da série
QUANDO hoje, às 22h, na HBO
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO ótimo

Um comentário:

Suzane Weck disse...

Parabéns pelos teus blogs.Todos excelentes.Manter UM já da um trabalhinho,imagino TRES.Grande abraço.