quinta-feira, 7 de maio de 2009

A mais "nova" Helena

Num raro momento de ócio, ontem dei uma passeada em noticias sobre bastidores de telenovelas. Sim! É assim fico sabendo de tudo, já que, ultimamente, eu tenho tido menos tempo de ver telenovela do jeito que ela deve ser vista: sentada no sofá, esparramada entre as almofadas, fazendo especulações, conversando com as personagens, chorando, rindo, participando de todo o processo catártico que ela merece. Graças a maior invenção do mundo, a Internet, a Globo.com e a uma amiga que me deu uma senha de presente posso continuar me atualizando capítulo a capítulo.

Voltando ao assunto que me trouxe aqui, li um “spoiler” sobre a telenovela “Viver a Vida” que irá substituir “Caminho das Índias”. Pelo “rodízio” da Globo o autor será Manoel Carlos que vem com mais uma de suas “Helenas”. O que me chamou à atenção foi saber quem irá interpretar a personagem caricata, a qual ele homenageia sua mãe. Não será vivida nem por Regina Duarte (Obrigada, Senhor!), nem por Vera Fischer (Ufa!), nem por Maitê Proença e sim Taís Araújo. Para muitos pode não ser surpreendente, mas me faz pensar que seja uma mudança. Primeiro por ela ser negra e segundo por ela ser uma mulher na fase dos trinta anos. Um quebra? Uma quebra de linearidade e “marca” sobre alguns aspectos. Pois, não será uma Helena "bem resolvida" profissionalmente como as outras e também não será chefe de família, espelho de integridade e boa mãe e esposa.

Claro, não acho que isso significará uma mudança do modo como “Maneco” escreve suas tramas. Sem dúvidas, devemos encontrar o lindo bairro do Leblon, muita bossa-nova, merchandising social, conflitos amorosos e dramas familiares, presentes desde a sua primeira Helena, de “Baila Comigo”, em 1981.

O fato é que eu estou curiosíssima para começar a acompanhar, mesmo que seja pela Internet. Os dramas de “Maneco” nos fazem pensar na vida e colocam assuntos em roda de conversas (de salão, de bar, de almoço, do trabalho). Aguardo!

Abaixo, uma entrevista com Taís Araújo falando sobre "Helena":

Nenhum comentário: